LIMITE 10




Pronto-atendimento de Santo André inaugura mostra de artes
Acervo produzido por funcionários irá humanizar ambiente de espera
O Pronto-Atendimento Central de Santo André inaugura nesta quarta-feira (7), às 17h30, uma exposição inédita. O acervo é composto por 13 obras sobre temas indicados para a humanização hospitalar produzidas por funcionários da unidade.
As oficinas de pintura em telas foram ministradas pelos artistas plásticos André Nunes e Débora Ricco para os servidores, em outubro e novembro do ano passado, e serviram para revelar e valorizar novos talentos. O projeto foi batizado de Humaniz Arte.
No PA Central, a arte foi utilizada como terapia e agora irá suavizar o tempo de permanência dos pacientes sob seu teto. Na opinião dos funcionários, o ambiente de trabalho ficará mais descontraído, tanto para os usuários como para os servidores.
“As aulas foram muito prazerosas e ajudaram a integrar o pessoal administrativo e corpo clínico, já que os quadros foram elaborados em conjunto”, afirmou a recepcionista Maria Cláudia Pereira de Melo. Para a auxiliar administrativa, Jamile Oliveira da Silva, “além de aproximar as pessoas, o curso serviu como terapia e ajudou a controlar a ansiedade”.
As aulas aconteceram dentro do Projeto Pausa Saudável, que agrega também atividades físicas para os funcionários durante a jornada de trabalho. Foi criado, em 2005, com o objetivo de propiciar um ambiente mais acolhedor para usuários e trabalhadores do equipamento e melhorar a qualidade das relações entre funcionários e comunidade e valorizar os profissionais de saúde. Em 2006, o projeto foi estendido para os demais pronto-atendimentos da cidade.
Essas atividades fazem parte de um conjunto de ações da Política Nacional de Humanização, que vem sendo implantada pela Secretaria da Saúde de Santo André desde 2005, e tem como meta investir na ampliação do acesso e na melhoria da qualidade dos serviços de Saúde.




Fonte:


Comentários

Postagens mais visitadas