MANIFESTO COLETIVO MAQUINICO ESTELAR


“A compreensão do coletivo como fortalecimento de objetivos e potenciais, além da dissolução de problemas e divisão de etapas de trabalho, sem que com isso o individual se dilua, é o próprio desafio do homem global e sua prática na cultura contemporânea. Não se trata de massificação igualitária e utópica, mas igualdade de condições e possibilidades geradoras. É o coletivo que afirma a individualidade e a potencializa em direção a uma relação aberta com o mundo”.
Trecho do Manifesto Horizonte Nômade




Coletivo Maquínico Estelar
Nós, integrantes do Coletivo Maquínico Estelar, viemos através dessa apresentar o primeiro lançamento de algumas das imagens produzidas durante o breve período de nossos encontros, realizados ás 5a.s feiras pela manhã, nas dependências de um dos Núcleos de Atenção Psicossocial do município de Santo André - São Paulo- Brasil.
Nesses encontros desenvolvemos o ofício de gravadores de imagens utilizando a linguagem-produção da xilografia/xilogravura enquanto elemento viabilizador de nossas poéticas próprias.
Nosso nome decorre do fato das primeiras produções, em grande parte, terem se dado através da imagem de uma estrela enquanto produto inaugural do registro de cada integrante. Vale ressaltar que não houve, naquele momento, nenhuma comunicação verbal ou gráfica entre nós, mas à medida que começamos esse oficio uma das primeiras imagens gravadas era estrelar.
Para esse evento selecionamos um conjunto de composições realizadas sobre o prisma inaugural do desdobramento emergente disparado através do encontro com algo novo. Algo que se inaugura em nossas vidas através de uma explosão luminosa que aparenta manter-se na mesma posição, contudo ao ser observado pela vista desarmada apresenta uma certa cintilação.
A todos que aqui se encontrarem maquinamos desejar duas potências vitais: SAÚDE E FORÇA.
Afinal, assim como vocês, somos também constituídos do mesmo elemento fundamental da formação do Universo, aglomerados nessa associação corrente coletiva da qual o vivo urge e a vida constela. Saudações Maquínicas á todos.
Boas Visões!

Comentários

Postagens mais visitadas